Saiba os documentos necessários para vender
seu imóvel
Pensando em colocar um imóvel a venda? Confira aqui 3 itens indispensáveis para avaliar antes da decisão.
A decisão de colocar um imóvel a venda é também um momento importante para analisar alguns aspectos que podem auxiliar na apresentação e até ajudar na negociação do bem. São pequenos cuidados que podem acelerar o processo de comercialização. Dentre esses aspectos, destacamos três temas de grande importância: a situação física do imóvel, a situação documental e o preço.
O imóvel
A apresentação é item importante desde o primeiro momento, na seleção do imóvel para visita, o interessado já observa pelas fotos o estado em que o local se encontra. Para que a primeira impressão possa ser boa, o imóvel ocupado ou vazio deve estar conservado e arrumado no momento de fotografar. Nas visitas, é ideal manter a conservação e arrumação do ambiente para o encantamento do interessado.
A conservação envolve alguns pontos como a ausência de infiltrações, marcas de consertos em paredes e pisos, e principalmente, a limpeza, que é essencial em imóveis desocupados. Mato alto e acúmulo de folhas do quintal devem ser evitados.
A pintura reflete o estado de conservação do imóvel, assim uma pintura mais antiga pode ser renovada para uma melhor impressão do interessado e nos casos de imóveis vazios, é recomendado retirar as marcas deixadas por quadros, armários e móveis que ali estavam.
Situação Documental
Apesar de ser um item inerente à finalização da venda, a situação documental do imóvel e dos proprietários pode e deve ser esclarecida antes da decisão da venda do bem. Com isso, no momento da finalização evita-se que algum documento coloque em risco a efetivação do negócio.
Desta forma, é relevante que o imóvel esteja devidamente averbado e registrado em nome do vendedor e que não recaia sobre ele nenhum ônus de difícil solução. Situações como inventários e partilhas de bens atrasam a concretização do negócio e podem ser resolvidos antes de qualquer proposta.
Aos proprietários, a situação documental deve ser observada evitando qualquer tipo de processo, protesto ou pendência judicial que possa comprometer a alienação do imóvel.
Preço
Por fim, mas não menos importante o valor de oferecimento do imóvel para a venda deve ser decidido antes do oferecimento do mesmo aos interessados.
O valor deve se pautar diante do mercado local e da situação atual do imóvel. A Avaliação, feita pela imobiliária sempre é um excelente parâmetro para a obtenção desse valor, justamente porque a empresa e seus profissionais acompanham a evolução do mercado e tem conhecimento dos valores praticados na região.
Imóveis com valores muito acima do praticado no mercado ou da avaliação imobiliária tendem a ter um tempo de venda um pouco mais longo.

Apolo Tilger
Consultor imobiliário
da Fortes Guimarães
CRECI 97760