Dicas para cuidar de plantas

Não sabe direito como cuidar da sua primeira plantinha? Confira o passo a passo de como ter verde em casa sem dramas.

 

Passo 1: Encontre o local ideal

Se você quer montar uma horta, lugares arejados com incidência de sol são os mais indicados. Se você quer cuidar apenas de plantas ornamentais plantadas em vasos, leia e se informe antes sobre a quantidade de luz que ela precisa.

FOTO 01.jpg

Passo 2: Saiba qual o tamanho ideal de vaso para sua planta

Pense que é bem possível que você tenha uma espécie de planta que vá crescer muito nos próximos meses e, em breve, você terá que mudá-la de vaso. É muito importante saber se sua planta funciona melhor em vasos de plástico, de cerâmica ou de resina (eles absorvem a água de maneira diferente e isso influencia na rega da planta).

FOTO 02.jpg

Passo 3: Escolha uma espécie que você consiga cuidar

Nada adianta você escolher uma planta que precise de muito sol se sua casa é sombreada ou, ao contrário, uma planta frágil para um ponto que bata sol o dia todo. Fora isso, pense na quantidade de vezes que você precisará (e conseguirá) fazer sua rega.

FOTO 03.jpg

Passo 4: Plante!

Plantar no vaso, na jardineira, direto na terra... Há muita diferença na método de plantio ao se falar de quantidade necessária de terra, água, adubo e até a necessidade de pedriscos.

FOTO 04.jpg

Passo 5: Cuidados para sempre

Observe e preste atenção na sua planta. Isso é fundamental para mantê-la sempre saudável. Somente assim você vai saber se ela precisa de podas, se precisa de mais ou menos de água. Nunca se esqueça de cortar os galhos quebrados ou doentes e retirar as folhas secas para que o crescimento seja fortalecido e o verde/colorido apareça constantemente nas pequenas.

FOTO 05.jpg

Depois de ter vasinho bem sucedido, é bem capaz que você queira ter outros. Então aproveite e inove cada vez mais! Libere sua criatividade também na hora montar arranjos, hortas e até jardins. A qualidade do ar da sua casa agradece!