Parede Verde

Existem mil maneiras de criar uma parede verde e os custos também podem variar muito, além da possibilidade de serem instaladas em fachadas, varandas, salas, hortas em cozinhas e até mesmo banheiros.

 

As vantagens estéticas são inúmeras, além da valorização do ambiente que fica aconchegante, o verde traz para locais áridos e a sensação de estar sempre em contato com a natureza. 

 

A Sustentabilidade é a maior qualidade de uma parede verde.

 

Ela pode contribuir para a redução da temperatura em áreas fechadas, proporcionando conforto térmico e economia no uso do ar condicionado. Também pode reduzir a poluição sonora e do ar.

Parede Verde
Parede Verde
Parede Verde
Parede Verde
Parede Verde
Parede Verde
Parede Verde

 

Uma das maneiras mais práticas, rápidas e que valorizam muito a qualidade de vida das plantas são as feitas a partir de bloco canaleta específicos para isso, que permite o crescimento das raízes da planta, gerando menos manutenção.

 

A instalação deve atender os princípios básicos de alvenaria, ou seja, se faz necessária a utilização de argamassa flexível para seu assentamento, e deve ser feito através de amarração, utilizando-se para isso, a meia peça, e sua aplicação em paredes pode ser feita com alturas e formatos variáveis.

 

Ah, o sistema não é autoportante, ou seja, precisa ser apoiado em uma alvenaria já existente.

Uma outra dica é aproveitar a instalação e já fazer um sistema de irrigação interno, normalmente por gotejamento, interligado ao sistema, desse modo não terá nem o trabalho de regar ela de tempos em tempos.

 

 

Victória Fadul

Arquiteta, Master em Arquitetura Sustentável

 

victoria@verarquitetura.com

 

(16) 3904-3819

ou (16) 99727-0044