Tipos de Piscinas

Muita gente fica em dúvida na hora de escolher a sua piscina, e não é só sobre as inúmeras possibilidades de acabamentos e revestimentos que estamos falando, mas de algo muito mais importante e que antecede essa etapa, a parte interior, ou seja a estrutura da piscina.

 

1. Concreto Armado:

É a melhor opção em termos de resistência e durabilidade, além de valorizar o imóvel. Esse tipo de piscina possibilita a criação de diversos formatos, revestimentos e paginações. Graças a sua resistência, é quase impossível aparecer fissuras ou trincos e pode ser instalada em terrenos não tão firmes, no entanto sempre é importante fazer um estudo do solo.

 

É importante também ressaltar a necessidade de impermeabilização da face interna das paredes da piscina.

O custo é mais alto do que os outros tipos e o tempo de execução gira em torno de 60 dias, dependendo do tamanho. A manutenção é simples, basta manter a água limpa e filtrada para evitar manchas no revestimento.

 

 

2. Alvenaria Estrutural:

Também muito resistente e durável (vida útil de aproximadamente 15 a 20 anos, enquanto a de concreto armado gira em torno de 50 anos). Esse tipo de piscina exige um terreno firme, pois a movimentação do solo pode causar fissuras na estrutura.

Pode ser feita em diversos formatos e receber diferentes revestimentos (azulejos, pastilhas de cerâmica, de porcelana ou de vidro). A impermeabilização é fundamental no processo de construção, pois influencia diretamente na durabilidade e resistência do produto final. 

Possui um custo mais acessível do que as piscinas de concreto armado (cerca de 20% mais barata); o tempo de execução é aproximadamente o mesmo (60 dias) e a manutenção também é simples, basta manter a água limpa e filtrada para evitar manchas no revestimento.

3. Vinil:

É prática e rápida de instalar. Possui uma variedade muito grande de estampas. O ponto forte do vinil é a impermeabilidade (superior ao azulejo), já que o próprio material é o elemento impermeabilizante da estrutura de alvenaria. A estanqueidade e o acabamento são garantidos por um laminado sintético de PVC instalado sobre a estrutura. Mesmo o vinil sendo um material impermeável, é importante que haja impermeabilização antes de aplicá-lo.

A manutenção é simples, deve-se atentar a quantidade de cloro utilizada, uma vez que em excesso pode ressecar o vinil e fazer rachaduras, o que inviabiliza seu uso.

 

Deve-se evitar também o uso de cadeiras ou objetos pesados e cortantes em seu interior evitando que o vinil rasgue.

Além disso a sujeira é menor do que os outros tipos de piscinas, já que a superfície é lisa e não possui rejuntes.

4 . Fibra de Vidro:

Esse tipo de piscina pode ser instalado em menos de cinco dias! O valor do investimento é próximo ao que se gasta com uma piscina de Vinil, porém a manutenção deve ser dada pelo menos a cada 10 anos, renovando a pintura do gel coat. 

O tamanho e modelo podem ser trocados com facilidade. É preciso estar atento às condições do terreno. Não é indicado instalar piscina de fibra de vidro em terrenos com aterros.

Para evitar o aparecimento de bolhas, a piscina deve ser fabricada com barreira química, aplicada junto ao gel coat.

Há tipos de piscina para todos os gostos, mas para a escolha da piscina ideal para sua casa, é essencial consultar um profissional especializado, para uma análise do tipo de solo, a declividade do terreno e a estrutura que melhor atenda às suas necessidades e não torne esse sonho um pesadelo!

Há tipos de piscina para todos os gostos, mas para a escolha da piscina ideal para sua casa, é essencial consultar um profissional especializado, para uma análise do tipo de solo, a declividade do terreno e a estrutura que melhor atenda às suas necessidades e não torne esse sonho um pesadelo!

 

Fique de olho nos próximos posts, com o calor voltando o assunto continuará sendo piscina.

 

Victória Fadul

Arquiteta, Master em Arquitetura Sustentável

 

victoria@verarquitetura.com

 

(16) 3904-3819

ou (16) 99727-0044

Endereço:
Av. Itatiaia, 888 
Alto da Boa Vista
Ribeirão Preto SP , 14025-240
Horários de Funcionamento:
Segunda a Sexta: 8h às 19h30
Sábado: 8h às 13h
 
Av. João Fiúsa, 2530
Jardim Canadá
Ribeirão Preto SP,  14024-260
Horários de Funcionamento:
Segunda a Sexta: 8h às 19h30
Sábado: 8h às 13h
 
fortesguimaraes.com.br
(16) 3602-8000
  • Wix Facebook page
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
 
Rua Campos Salles, 555 
Higienópolis
Ribeirão Preto SP,  14015-110
Horários de Funcionamento:
Segunda a Sexta: 8h às 18h
Sábado: 8h às 12h